Publicidade

terça-feira, 5 de março de 2013

Dicas pra melhorar o convívio na academia

Quem nunca teve a sensação de estar descobrindo uma nova realidade quando começa a frequentar a academia? Tudo é novidade, da série dos exercícios às pessoas novas que passam a fazer parte do seu convívio. Sem contar as dúvidas existenciais que pipocam na cabeça, como: com que roupa ir? Quando puxar conversa com alguém durante as aulas? Os dilemas não são à toa, pois até mesmo na academia é preciso respeitar as regras da boa convivência. "Algumas dicas de bom comportamento devem ser dadas pelo professor", diz a professora de educação física Andrea Martins Oliveira, personal trainer da academia Reebok, em São Paulo. "É mais comum do que se imagina uma pessoa deixar de praticar exercícios por ter uma má impressão dos alunos que frequentam a mesma academia", explica Andrea Martins. Para não ficar desmotivado e nem desmotivar ninguém, confira estas seis regras de etiqueta que fazem o seu treino e o do colega renderem mais. 


- Limpar o aparelho após o uso 
O hábito de limpar o aparelho usando um pano umedecido com álcool é uma questão de etiqueta e de higiene, essencial para que todos tirem proveito dos exercícios com conforto e segurança. Algumas doenças transmitidas por bactérias e vírus, como a própria gripe, podem ser transmitidas pelo suor. "Usar um aparelho molhado do suor alheio, além de ser desagradável, pode dificultar a execução do exercícios - já que a superfície em contato com o corpo fica escorregadia. As academias sempre deixam ao lado de cada equipamento um pano com álcool para higienizar a superfície assim que o exercício terminou", diz Andrea Martins. 
De acordo com a personal trainer Paula Loiola, toda a superfície do aparelho que entrou em contato com o corpo deve ser limpa. Aparelhos como leg press, chest press, banco scott, o banco da bicicleta e também os colchonetes usados para fazer abdominais, devem ser limpos após o uso.  


- Não deixe os pesos espalhados 

Outro deslize cometido com o material da academia é não colocar os pesos e halteres no lugar certo após o término da série. De acordo com a personal trainer, em quase todas as academias há um suporte especial para cada tipo de peso, facilitando a organização. Por isso, deixar os pesos largados em qualquer lugar, além de deixar o ambiente bagunçado, pode dificultar e atrasar o treino de outra pessoa, já que fica mais fácil fazer a série de exercícios com o peso errado - sem falar no risco de alguém tropeçar neles e se machucar. 
"Quando um halter está em no lugar que indica claramente qual é o seu peso, o usuário tem menos chances de fazer o exercício com o material errado, facilitando o treino", explica a personal trainer Paula Loiola.  


- Preste atenção na fila dos aparelhos 
Principalmente em academias de pequeno porte, é comum que filas se formem nos aparelhos mais usados. Quando isso acontecer, o melhor a fazer é revezar. "Todos precisam de pelo menos um minuto de descanso entre as séries. Nesse intervalo outra pessoa pode usar o aparelho", instrui Andrea Martins.
Outro ponto importante é tomar cuidado para não furar fila. Como as pessoas na academia não costumam ficar do lado do aparelho "guardando lugar", é melhor perguntar se alguém está na fila para usá-lo.  

Fonte: www.minhavida.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário