Publicidade

segunda-feira, 4 de março de 2013

Suplementação para emagrecer: Funciona ?



Um dos assuntos mais comentados nas academias é sobre tomar suplementos…
Provavelmente, você que quer emagrecer já deve ter experimentado uma infinidade de produtos com essa promessa…
Chitosana, chá verde, chá branco, chá vermelho, óleo de cártamo, óleo de coco, óleo de linhaça, pholiamagra, termogênicos, CLAs, picolinato de cromo, shakes, pílulas… ufa!!! Produtos para emagrecer?! Milagres?!
Existem hoje no mercado inúmeros produtos que prometem auxiliar na queima de gordura, mas na verdade poucos são realmente efetivos. E mesmo aqueles considerados como efetivos, só funcionarão com o acompanhamento de uma dieta precisa (hipocalórica) e de um treinamento bem elaborado (que proporcione um gasto energético suficiente)… Caso contrário, a utilização de suplemento será total perda de tempo e dinheiro!
Afinal, convenhamos… se suplementos funcionassem, com centenas deles espalhados em todo lugar, não teríamos uma parcela enorme da população com sobrepeso ou obesa!
Divulgado no dia 16/05/2012, o relatório “Estatísticas Mundiais de Saúde2012”, da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a obesidade é a causa de morte de 2,8 milhões de pessoas por ano. “Hoje, 12% da população mundial é considerada obesa”, disse o diretor do departamento de estatísticas da OMS, Ties Boerma.
Percebe o potencial que esta clientela tem para a indústria do emagrecimento?!
Há programas de emagrecimento que prometem resultados rápidos e fáceis, ou que prometem resultados permanentes. Porém, sem mudanças no seu estilo de vida, qualquer propaganda que diz que você pode emagrecer sem diminuir o consumo de calorias e/ou aumentar seu nível de atividade física está vendendo ilusões e falsas promessas.
É claro que este tipo de assunto não recebe atenção da mídia… Afinal, a indústria do emagrecimento é poderosa e gigantesca, movimentando bilhões de dólares todos os anos! Ou seja, a indústria prioriza o capital e ignora os danos à saúde. Assim, informações deturpadas invadem o universo dos praticantes de exercícios e atividades físicas.
A indústria do emagrecimento inclui livros, revistas, artigos de jornal, programas de televisão, vídeos com exercícios, academias de ginástica, dietas, suplementos alimentares e cirurgias plásticas. Essas mensagens influenciam o psiquismo, principalmente o feminino, principal alvo de tais investidas.
Artistas e modelos famosas, seja em propagandas de televisão ou em revistas especializadas, veiculam, além de suas imagens fabulosas (proporcionada, na maioria das vezes, pelo photoshop), o incentivo à adoção de práticas alimentares restritivas, associando suas imagens ao resultado de determinadas dietas e ao uso indiscriminado de produtos para emagrecimento.
A promessa de eliminar gordura corporal rapidamente é tentadora, mas é perigosa, pois os suplementos podem causar prejuízos à saúde, principalmente quando se consome em quantidades excessivas. E o preocupante é que muitos pessoas estão tomando suplementos sem uma prescrição médica ou nutricional, utilizando por conta própria, muitas vezes orientado pelo professor da academia ou por colegas. Além do mais, o uso de alguns produtos pode não ser seguro!
O exercício físico pode ser considerado um dos tratamentos mais eficazes contra o excesso de peso corporal, pois estimula o aumento da atividade do SNS (sistema nervoso simpático), que permite o controle dos fluxos de substrato de energia. A elevação do gasto energético em resposta do aumento da atividade do SNS pode ter ação na redução do apetite, aumento da taxa metabólica de repouso, maior ação na oxidação de gorduras, bem como uma sensação de auto-suficiência e bem-estar.
Portanto, o exercício físico parece ser essencial para auxiliar o indivíduo a manter a perda de peso no período de dieta, pois períodos de restrição calórica tendem a reduzir a ação do SNS no organismo.
Tanto o exercício aeróbio como os exercícios com pesos proporcionam um aumento significativo na demanda energética pós-exercício, mantendo-a acima dos valores de repouso. Os exercícios com pesos oferecem estratégias para o controle do peso corporal através do aumento do gasto calórico, aumento da massa muscular e da taxa metabólica de repouso e também pelo chamado EPOC. Como consequência ocorre diminuição no percentual de gordura corporal, favorecendo um emagrecimento seguro e saudável.
Sabe-se que os exercícios físicos realizados a uma baixa intensidade utilizam a gordura durante a sua execução, todavia uma quantidade maior de energia gasta na realização dos exercícios de alta intensidade parece ser tão ou mais eficiente para a perda de peso, uma vez que o importante seria garantir um considerável gasto calórico durante a execução do exercício. Para que isso de fato ocorra, faz-se necessário aumentar progressivamente o volume de exercício através de aumento da intensidade e/ou duração, podendo-se fazer uso do exercício intermitente, onde se varia tanto a intensidade quanto a duração.
Além de proporcionarem um gasto calórico maior, os exercícios realizados em intensidades maiores também parecem gerar adaptações cardiovasculares e metabólicas mais eficientes, com consequentes benefícios à saúde. Portanto, para que o exercício de fato contribua no processo de emagrecimento, é necessário um gasto de1.500 a2.000 Kcal/ semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário